Blog

Turmas de sétimo ano estudam sobre formas de transmissão de calor

As turmas 71 e 72 do ensino fundamental participaram de uma aula prática sobre duas formas de transmissão de calor, a condução e a convecção. Você sabe do que se tratam?

Condução: 

Na condução, a energia térmica é transferida através do sólido aquecido, seja pelo calor do fogo ou pelo contato com mais calor.Portanto, quando aquecemos um objeto sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.

Para entender melhor como funciona essa forma de transmissão de calor, imagine que você está segurando uma barra de ferro em uma de suas extremidades e coloque a outra ponta sobre uma chama.
Primeiro, a temperatura da extremidade que está sobre o fogo aumentará porque a chama está transferindo energia para a barra. As moléculas que o compõem irão se agitar e colidirão com outras moléculas que não estão em contato com o fogo. Essa agitação vai passar de uma molécula para outra até que todo o objeto seja aquecido.

Convecção:

Já a convecção é a forma de transmissão de calor que ocorre em substâncias líquidas ou gasosas.Nesta transferência, é produzido um fluxo circulante chamado ‘convecção’, que é determinado pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o fluido mais frio.

As convecção pode acontecer de diferentes formas:

  • difusão (movimento aleatório de partículas individuais em fluidos);
  • pelo movimento de moléculas mais quentes (com mais energia) dentro de um sistema;
  • pelo movimento que ocorre nas correntes ascendentes de um fluido.

Um jeito de entender melhor a convecção é pensar que o quente sobre e o frio desce. É justamente por essa razão que os aquecedores devem ser instalados na parte inferior do cômodo, enquanto o ar condicionado é instalado na parte superior.

É justamente por esse motivo que os exaustores de galpões industriais também são instalados nos telhados.

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *