Sexto ano participa de atividade sobre o Sistema Braille

Os estudantes das turmas 61 e 62 participaram de atividades sobre o Sistema Braille. Os alunos aprenderam sobre baixa visão, experimentaram óculos que simulam problemas visuais, escreveram seus nomes em Braille e construíram, utilizando materiais recicláveis, a representação do alfabeto e dos números pelo sistema.

O Braille é um sistema que foi oficializado em 1852 para possibilitar que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tivessem acesso à leitura. Todo o sistema é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato.

O Sistema Braille é importante para a educação inclusiva na medida em que o aprendizado deste sistema proporciona ao aluno incluído maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização já que o Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa com deficiência visual escreve e lê de forma independente.