Dicas para as férias em família

Época de férias escolares e a família toda está reunida. Bom demais, não é mesmo? Mas como ocupar o tempo livre das crianças para que elas não fiquem ociosas ou se ocupem demais com celulares e eletrônicos? Parece ser bastante desafiador, mas as dicas que trazemos, além de divertir as crianças, proporcionarão a integração de toda a família. Confira!

1. Crie um desafio da leitura

Proponha um desafio de leitura onde a criança lerá um novo livro a cada período combinado previamente com você. Após este período, peça que ela lhe conte a história, fale sobre os personagens e o aprendizado que adquiriu ao ler.

O prazo pode ser adaptado de acordo com a faixa etária. Adolescentes podem ter um tempo menor para finalizar o livro do que as crianças.

1. Faça uma sessão de filmes

Hoje em dia, crianças e adolescentes estão cada vez mais ligados em telas. Então, que tal aliar esse gosto para trazer benefícios para seus filhos?

Filmes podem ser aliados dos pais quando se trata de estimular a escuta, o vocabulário e a compreender sentimentos e emoções.

Combine uma sessão de cinema para toda a família em casa no final de semana e, depois da exibição, pergunte o que a criança entendeu e quais as lições trazidas pelo filme.

Importante: fique de olho na classificação etária de cada filme!

1. Incentive novas habilidades

As férias escolares podem ser ótimas para descobrir novas habilidades. Que tal todo mundo ir para a cozinha e testar um novo prato? Ou dar uma repaginada em uma parede ou objeto da casa? Tarefas como estas estimulam a criatividade e fortalecem o vínculo familiar, aproveite!

1. Explore novas brincadeiras

Aproveite o tempo livre e os dias bonitos de verão para testar novas brincadeiras. Veja algumas sugestões:

Boliche de Quintal: com algumas garrafas pet, durex colorido, areia e bola, é possível organizar uma disputa de boliche entre a família. A brincadeira é recomendada para crianças a partir de 2 anos.

Passo 1: faça algumas tiras horizontais com o durex colorido e cole ao redor das garrafas;

Passo 2: depois de colar o durex, coloque alguns dedos de areia dentro de cada garrafa e tampe. Isso ajudará a mantê-la em pé e deixará o jogo mais desafiador.

Passo 3: por último, basta enfileirar as garrafas formando um triângulo e, pronto, já está pronto para começar a competição.

Caixa de Segredos: com uma caixa média de papelão, tesoura sem ponta, pano e objetos que não são cortantes ou pontudos, é possível criar uma ótima brincadeira de adivinhação. Esta brincadeira é recomendada para crianças a partir de 4 anos.

Passo 1: pegue a caixa de papelão e recorte dois buracos no fundo, de modo a caberem dois punhos de criança ou adulto. Vire a caixa com os buracos direcionados para quem irá participar do jogo e cubra-os com um pano.

Passo 2: peça para a pessoa virar de costas e coloque um item já selecionado dentro da caixa. Para facilitar, você pode ter consigo todos os itens que irá utilizar dentro de outra caixa ou saco de pano.

Passo 3: agora é só convidar o primeiro jogador para adivinhar com as mãos o que está dentro da caixa, mantendo sempre o pano por cima para ajudar a esconder todas as frestas.

Atenção: lembre-se de adaptar o objeto para a idade da criança, de forma que seja possível acertar e saber o nome do que está sendo adivinhado.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite muito as férias!