Blog

Dicas de leitura para as férias

Ler bons livros é um hábito que pode, e deve, ser mantido durante as férias. Entre os benefícios da leitura estão o estímulo à criatividade, crescimento intelectual, melhora da concentração e memorização, bem como ampliação do vocabulário e o despertar do senso crítico e de análise. Enfim, a leitura facilita o desenvolvimento do leitor em todos os sentidos. Bora ler mais nas férias? Veja algumas dicas que trazemos aqui!

Educação Infantil (2 a 6 anos)

Esta é uma fase onde a imaginação é a protagonista! Dessa forma, escolha livros que estimulem a criatividade das crianças. Incentive-as nas criações de suas próprias versões e continuações para as obras escolhidas.

‍Nuvem no céu, nuvem de papel

Autor: Fabiola Braga

‍Editora: Editora DSOP

‍Sinopse: Neste livro, vamos conhecer Kira, uma menina que adora observar as nuvens e inventar histórias sobre os personagens que nelas vivem. Assim, a obra conta com belíssimas e coloridas ilustrações, que também enriquecem a experiência.‍

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 11 anos)

Para que a criança desenvolva seu próprio repertório, é importante que ela tenha contato com práticas expressivas. Nesse sentido, sugerimos que os livros escolhidos também contenham figuras e textos que despertem o interesse dos pequenos leitores.

‍Quando tudo começou: mitos da criação universal

Autor: César Obeid

‍Editora: Panda Books

‍Sinopse: Em “Quando tudo começou” você encontrará pequenos contos que narram a história dos mitos da criação do universo a partir do olhar de diferentes culturas. Além disso, todos os contos receberam uma ilustração única, que busca retratar um pouco do estilo artístico daquele país ou região.‍

‍Anos Finais do Ensino Fundamental (11 a 14 anos)

Para que empatia e senso crítico sejam desenvolvidos, é fundamental que crianças e jovens entrem contato com outras realidades. Dessa forma, nossa sugestão é de que os livros escolhidos possuam diversidade e riqueza de temas e cenários. Temos certeza que boas conversas sairão dessas leituras.

O Pescador de Histórias

Autor: Heloísa Pires Lima

‍Editora: Melhoramentos

‍Sinopse: Em “O Pescador de Histórias”, você irá conhecer um pescador que navega pelas águas doces da África, recolhendo contos mitológicos sobre o continente. A obra aborda um importante aspecto da cultura africana que é a oralidade, bem como a importância de se pensar em ancestralidade.‍

‍Ensino Médio (15 a 17 anos)

Primeiramente, a juventude não é um período simples. Afinal, é uma fase repleta de dúvidas e anseios. É importante que o adolescente se sinta confortável e acolhido para ser e sentir da maneira que desejar.

Dessa maneira, para essa turma, nossa dica é que a escolha de livros considere a experiência contemporânea de ser jovem. Levando-os assim, à reflexão sobre suas vivências e experiências.

Jamais peço desculpas por me derramar: poemas de temporal e mansidão

Autor: Ryane Leitão

‍Editora: Planeta

Sinopse: Através da poesia, a autora retrata a diversidade de sentimentos e emoções que habitam em nós. Além disso, o poema é um gênero textual que se aproxima muito bem desse público.