Equipe EVM prepara-se para o Novo Ensino Médio

No próximo ano, 2022, a Escola Vinicius de Morais dará início ao Novo Ensino Médio. Garantindo a qualidade do ensino, professores e equipe pedagógica preparam-se para implementar as mudanças que estão por vir e trabalham para compreender as habilidades e os interesses de cada estudante.

O Novo Ensino Médio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), amplia a carga horária mínima de aulas, passando de 800 para 1000 horas ao ano, e traz uma nova organização curricular, oferecendo diferentes possibilidades aos estudantes. Outras características do novo modelo são a organização por áreas de conhecimento — Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas — e a formação técnica e profissional.

Ainda segundo o MEC, o Novo Ensino Médio busca fortalecer o protagonismo dos jovens, visto que possibilita que escolham o caminho que desejam seguir para aprofundar seus conhecimentos. Para isso, são desenvolvidos projetos de vida, em diálogo entre escola e estudantes, para avaliar os interesses dos alunos e orientá-los em suas decisões, chegando, assim, a escolhas responsáveis e conscientes que estejam de acordo com suas aptidões e anseios.

A equipe da Escola Vinicius de Morais está, constantemente, debatendo cada detalhe sobre a efetivação do novo modelo em 2022 e o diálogo com os estudantes já começou. Neste momento, a diretora da escola, professora Nadia Silvestri Gonçalves, está realizando entrevistas com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de planejar seus projetos de vida, compreender as afinidades que têm com cada área e os caminhos que gostariam de trilhar.

Foto: Reunião semanal de professores da EVM.