Diferentes cultivos e Mafalda são alguns dos projetos trimestrais em desenvolvimento

A cada trimestre, os alunos desenvolvem projetos avaliativos interdisciplinares. No terceiro trimestre de 2021, os projetos trabalhados farão parte da Mostra Científica da Escola Vinicius de Morais, entre os temas tratados estão as tirinhas da Mafalda e as diferenças entre os cultivos tradicional e hidropônico.

A segunda série do Ensino Médio está trabalhando, com as disciplinas de biologia, física, matemática e química, a análise do desenvolvimento de plantas em cultivo hidropônico em oposição ao cultivo tradicional. Para isso, os alunos ficaram responsáveis pelo plantio e pela organização do cultivo na horta da escola, assim como pela construção de uma horta hidropônica. Além da construção da estrutura e do plantio, os alunos farão a preparação das soluções nutrientes e o controle de qualidade dos cultivos. Com o projeto, são estudados conteúdos como plantas, escala de pH, probabilidade, luz e frequência, entre outros.

Ao mesmo tempo, o nono ano do Ensino Fundamental II trabalha, com as disciplinas de português, artes e história, as tirinhas da Mafalda. São feitas reflexões sobre o contexto histórico das publicações, sobre a linguagem utilizada na história em quadrinhos, além do desenvolvimento de garrafinhas personalizadas que serão colocadas à venda no encerramento do ano letivo junto com outros produtos desenvolvidos pelas demais turmas. Todas as turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II até a terceira série de do Ensino Médio estão trabalhando em diferentes atividades avaliativas interdisciplinares.

Foto: Cultivo da horta da escola