20 de Setembro: saiba como foram às comemorações na EVM

A Semana Farroupilha foi comemorada entre os dias 13 e 17 na Escola Vinicius de Morais. As homenagens ao 20 de setembro aconteceram por meio de apresentações dos estudantes, assim como por meio do hasteamento diário da bandeira do Rio Grande do Sul, pela manhã, e do arriamento, todas as tardes.

A apresentação da turma 21, com a música Pézinho, abriu as comemorações na segunda-feira, dia 13. Na terça-feira, dia 14, a homenagem ficou por conta da turma 31 com a música, Eu sou do sul. Já no dia 15, a turma 22 contou a história do Maçanico, dança típica do Rio Grande do Sul e, claro, apresentou a dança.

No dia 16, houve apresentações da turma 51 e da turma 11. Pela manhã, a turma 51 trouxe diversas informações sobre a tradição gaúcha, das vestimentas e do chimarrão ao vocabulário e às expressões utilizadas no estado. À tarde, a turma 11 apresentou os símbolos do Rio Grande do Sul, além de dançar o Xote da Amizade.

Para encerrar as comemorações, na sexta-feira, dia 17, as turmas 61, pela manhã, e 32, à tarde, fizeram suas homenagens. Os alunos da turma 61 apresentaram alguns aspectos da cultura gaúcha, dançaram Chula e declamaram poesias. Os alunos da turma 32 apresentaram a dança Polonese, dança tradicional gaúcha com origem polonesa.

Logo após cada uma das apresentações, os alunos cantaram o hino rio-grandense. Todas as apresentações estão disponíveis no canal da Escola no Youtube.

Foto: Apresentações Semana Farroupilha